O BRELS MIDI Editor é um aplicativo de exemplo da BRELS MIDI API. Entretanto, é uma ferramenta totalmente funcional para criar e modificar arquivos MIDI. Possui código aberto e é de livre utilização. Você pode encontrar mais informações sobre o editor, a API e outros aplicativos no site BRELS.
O BRELS MIDI Editor é parte da BRELS MIDI API and ambos não podem ser utilizados comercialmente sem uma autorização escrita explícita de Breno de Lima Sarmento, exceto em outros aplicativos de código aberto.
Este botão cria uma nova composição MIDI. Se a composição com a qual você estiver trabalhando não foi salva, lhe será pedido que salve. A nova composição conterá uma trilha utilizando Piano de Cauda Acústico e 120 bpm.
Este botão abre um composição MIDI existente, tanto um arquivo MIDI quanto um arquivo de Karaokê. Você pode receber uma mensagem informativa para o primeiro arquivo aberto, entretanto ela não modifica o arquivo. Observação: alguns arquivos possuem todos os eventos MIDI condensados em uma única trilha. Se você abrir tais arquivos no editor, seus canais serão dividos em trilhas diferentes.
Este botão salva as alterações feitas na composição. O arquivo resultante será um arquivo MIDI normal, compatível com qualquer tocador.
Este botão salva a composição atual com outro nome.
Este botão filtra a composição, permitindo-lhe eliminar trilhas ou grupos de eventos e reduzir o tamanho de arquivo ao cortar trechos indesejados. O arquivo salvo também estará comprimido, o que reduz seu tamanho mesmo que não haja corte.
Este botão faz a composição tocar a partir da posição de execução atual (marcada com uma linha vermelha).
Este botão faz a posição de execução voltar a zero.
Este botão pausa a execução da composição
Este botão faz a posição de execução ir até a última página da composição.
Este botão interrompe a execução da composição, voltando à posição zero.
Este botão bloqueia sons provenientes da trilha atual. Clique para alternar entre ligado e desligado.
Este botão faz a trilha atual ser a única a tocar. Clique para alternar entre ligado e desligado.
Este botão faz a composição retornar ao início quando a execução termina, ao invés de parar. Clique para alternar entre ligado e desligado.
Este botão anexa uma trilha em branco à composição.
Este botão remove a trilha atual após confirmação. Tudo dentro da trilha será apagado junto com ela.
Este botão determina as informações sobre direitos autorais da composição.
Este botão determina o nome da trilha atual.
Este botão determina o número da trilha atual.
Este botão determina o nome do instrumento da trilha atual.
Este botão abre este documento.
Este botão exibe uma caixa de diálogo contendo informações sobre a versão do BRELS MIDI Editor.
Este botão abre a documentação da BRELS MIDI API.
Este botão recorta (copia e apaga) as notas selecionadas (aquelas de cor avermelhada).
Este botão copia as notas selecionadas.
Este botão cola notas copiadas sobre a posição de execução (marcada com uma linha vermelha).
Este botão apaga as notas selecionadas.
Este botão seleciona todas as notas na trilha atual.
Este botão move as notas selecionadas (ou todas elas se nenhuma estiver selecionada) um tom acima.
Este botão move as notas selecionadas (ou todas elas se nenhuma estiver selecionada) um tom abaixo.
Este botão move as notas selecionadas (ou todas elas se nenhuma estiver selecionada) uma oitava acima, ou 12 tons.
Este botão move as notas selecionadas (ou todas elas se nenhuma estiver selecionada) uma oitava abaixo, ou 12 tons.
Este botão escolhe o modo de seleção. Clique e arraste o mouse para selecionar notas. Utilize SHIFT
para selecionar múltiplos grupos e CTRL
para retirar notas da seleção.
Este botão escolhe uma Breve (8 Vezes maior que uma batida). Clique sobre posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma semibreve (4 vezes maior que uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma mínima (2 vezes maior que uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma semínima (ou uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma colcheia (metade de uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma semicolcheia (um quarto de uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma fusa (um oitavo de uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão escolhe uma semifusa (um dezesseis avos de uma batida). Clique sobre a posição desejada para colocar a nota.
Este botão muda o instrumento da trilha atual. Clique com o botão esquerdo sobre a posição na qual a mudança ocorrerá. Na caixa de diálogo que aparecerá, você deve escolher o canal utilizado na trilha, o banco e o instrumento dentro dele. Sua placa de som deve ser compatível com General Midi 2 para poder usar instrumentos em bancos acima do Banco 0. Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão muda o andamento do resto da composição. Clique com o botão esquerdo sobre a posição na qual a mudança ocorrerá. Na caixa de diálogo que aparecerá, você pode ajustar o andamento tanto em batidas por minuto quanto em microsegundos por batida (uma semínima). Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão insere texto genérico na trilha atual. Clique com o botão esquerdo sobre a posição onde você quer inserir o texto e digite-o na caixa de diálogo que aparecerá. Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão insere letra de música na trilha atual. Clique com o botão esquerdo sobre a posição onde você quer inserir a letra da música e digite-a na caixa de diálogo que aparecerá. Em geral, cada sílaba se associa com uma nota. Digite uma barra, tanto "\" quanto "/" para inserir uma quebra de linha. Por exemplo, "The winner takes it all,/The loser has to fall" torna-se:
The winner takes it all
The loser has to fall
Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão insere um marcador na trilha atual. Clique com o botão esquerdo sobre a posição onde você quer inserir o marcador e digite seu texto na caixa de diálogo que aparecerá. Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão insere um ponto de dica na trilha atual. Clique com o botão esquerdo sobre a posição onde você quer inserir o marcador e digite seu texto na caixa de diálogo que aparecerá. Clique e arraste o mouse para mudar a posição do evento. Clique com o botão direito para apagar um evento existente.
Este botão serve para apagar eventos não utilizados pelo programa. Apesar de alguns eventos não serem utilizados pelo editor, eles podem ser utilizados pelo aplicativo no qual o arquivo MIDI foi previamente editado.
Além dos botões de comando, existem muitos outros elementos utilizados no editor.
Clique sobre as teclas de piano para ouvir o som associado a uma nota no instrumento da trilha atual. O piano também mostra a nota correspondente à posição do mouse.
Logo abaixo dos botões de comando existe uma régua contendo posições de tempo. Use-as ao inserir notas. Você pode clicar sobre ela (quando o ponteiro do mouse se torna uma flecha preta apontando para cima) para mudar a posição de execução atual (marcada pela linha vermelha) a qualquer hora. O tempo é indicado em minutos:segundos:microssegundos
.
Abaixo da régua de tempo existe uma barra onde você pode editar eventos que não sejam notas ou controladores. Aqui você encontra eventos como mudanças de instrumento, mudanças de andamento, letras de música, texto, marcadores, pontos de dica e outros não utilizados pelo programa. Utilize o botão esquerdo do mouse para inserir, editar e reposicionar estes eventos. Utilize o botão direito do mouse para apagá-los.
Este painel localiza-se no centro da janela de programa e é onde você pode trabalhar com notas. Utilizas as linhas verticais cinzas para medir a sua composição. Se o modo de seleção for utilizado (), você pode arrastar o mouse para efetuar uma seleção. Clique sobre as bordas esquerda ou direita de uma nota para expandi-la ou contraí-la. Clique no centro de uma nota e arraste-a para mudar sua posição. Se um botão de nota estiver selecionado (
,
, etc.), você pode colocar uma nota ao clicar com o botão esquerdo do mouse. Uma sombra pontilhada indicará a posição onde a nota será colocada. Se você tiver problemas para trabalhar com notas, tente reduzir o número de unidades da batida para valores menores. Neste painel, uma linha preta grossa indica o final da composição. Você pode ultrapassar este limite indefinidamente para colocar notas ou outros eventos MIDI.
Este painel localiza-se no fundo da janela de programa e é onde você pode trabalhar com controladores, velocidade de notas e mudanças de tom do canal. Apesar dos dois últimos não serem controladores, eles foram agrupados com eles uma vez que seu comportamento é similar. Utilize o botão esquerdo do mouse para inserir ou atualizar um controlador para o valor indicado pela sua altura. Controladores e velocidade variam de 0 a 127. Pressione SHIFT
para colocar um valor de 64 (o padrão) para eles. A roda de tons varia de -8192 a 8191 (ou, em termos práticos, de -1,0 tom até +1,0 tom), sendo zero o padrão. Utilize o botão direito do mouse para apagar um valor de controlador. O evento afetado será o pintado de vermelho. Se você tiver problemas para selecionar um evento, experimente reduzir o número de unidades de uma batida. Arraste o mouse enquanto clica para ajustar/apagar múltiplos eventos.
Esta caixa lista todas as trilhas de uma composição, e os instrumentos ou canais utilizados por estas trilhas. Se uma trilha indicar um número de canal ao invés de um nome de instrumento, é porque notas ou controladores estão presentes na trilha, mas uma definição de instrumento não pôde ser corretamente entendida pelo editor.
Esta caixa lista todos os dispositivos de saída MIDI disponíveis, inclusive o Mapeador de MIDI, assim você pode escolher com qual deles a composição será tocada. Você pode mudá-lo a qualquer hora.
Este caixa ajusta a ampliação com a qual as trilhas serão mostradas. Escolha valores menores para visualizar mais notas e eventos, e escolha valores maiores para ter maior precisão ao trabalhar com notas e outros eventos.
Esta caixa ajusta o tamanho, em unidades, de uma batida ou da semínima. Ele define em quantas partes menores uma semínima pode ser dividida. O padrão e o mínimo para o editor é 16, uma vez que a menor nota é a semifusa (), a qual corresponde a 1/16 de uma semínima (
). Você pode especificar valores maiores, se precisar de notas menoras do que a semifusa. De fato, o comprimento de uma semínima pode variar de 1 até 65535 unidades, mas está limitado em 3200 a intervalos de 16 unidades neste editor. Quando você modifica o valor das unidades da batida, notas e eventos preexistentes são redimensionados e reposicionados de maneira a conservar a composição original. Se você mantiver
SHIFT
pressionado, nenhuma modificação será feita, e a composição se tornará mais veloz ou mais lenta de acordo com o novo valor. Por exemplo, mudar o tamanho da batida de 48 para 64 tornará a composição 33% mais veloz (64 / 48 = 1.3333333).
Esta caixa seleciona qual destes utilizar: velocidade/tom do canal/controladores. Quando você muda a seleção, o painel de controladores exibe os valores colocados para a seleção da caixa.
O mouse possui muitas funções, que dependem de onde você clica ou o movimenta.
Quando você movimenta o mouse, diversos indicadores alteram-se para refletir a posição atual. O piano exibe a nota correspondente àquela posição do mouse. Uma linha verde mostra a posição de tempo da nota da mesma maneira. o controlador/mudança de tom/velocidade que existem sob aquela posição do mouse tornam-se vermelhos. Se o ponteiro do mouse estaciona sobre uma nota, o cursor se modifica para indicar a possibilidade de transposição ou redimensionamento da nota. Adicionalmente, a barra de título do programa mostra a localização em unidades e em tempo da posição atual do mouse.
Se você movimentar o mouse após clicar, o estará arrastando. No modo de seleção (), arrastar o mouse seleciona notas. Segure
SHIFT
para efetuar múltiplas seleções. Utilize CTRL
para desfazer a seleção de notas. No painel de controladores, arrastar o mouse horizontalmente pode tanto ajustar controladores consecutivos ou apagá-los. Você pode ajustar o nível de um único controlador ao arrastar o mouse verticalmente. No teclado de piano, tocará uma escala de notas. Na barra de eventos, arrastará eventos tais como mudanças de andamento ou instrumento.
Quando você clica com o botão esquerdo do mouse, você modificará algo na composição. Se você clicar sobre o piano, tocará a nota escolhida e somente parará quando você soltar o botão. Se você clicar na régua de tempo, a posição de execução (mostrada por uma linha vermelha) mudará. Se você clicar sobre a barra de eventos, um novo evento do tipo selecionado (andamento, mudança de instrumento, etc.) será colocado naquela posição. Se você clicar sobre o painel de notas, tanto uma seleção começará ou uma nova nota será colocada. Se você clicar sobre o painel de controladores, um novo controladro será colocado ou um preexistente terá seu valor atualizado.
Quando você clica com o botão direito do mouse, você apagará algo na composição. Se você clicar sobre a barra de eventos, você apagará o evento sob o ponteiro do mouse, se houver um. Se você clicar sobre o painel de controladores, você apagará o controlador ou mudança de tom do canal naquela posição. Velocidades estão vinculadas a notas.
Você pode utilizar atalhos de teclado de maneira a agilizar tarefas ou ter um controle mais preciso sobre ações. Segue abaixo uma lista de atalhos utilizados no editor (os atalhos do sistema operacional, como ALT+F4
, não estão incluídos)
Tecla | Função |
ESC | Cancela a operação atual |
Flecha ESQUERDA | Movimenta as notas selecionadas para a esquerda |
Flecha DIREITA | Movimenta as notas selecionadas para a direita |
Flecha ACIMA | Movimenta as notas selecionadas um tom acima |
Flecha ABAIXO | movimenta as notas selecionadas um tom abaixo |
PAGE UP | Movimenta as notas selecionadas uma oitava acima |
PAGE DOWN | Movimenta as notas selecionadas uma oitava abaixo |
HOME | Vai para o início da composição |
END | Vai para a última tela da composição |
DELETE | Apaga as notas selecionadas |
CTRL+C | Copia as notas selecionadas |
CTRL+V | Cola as notas selecionadas sobre a posição de execução |
CTRL+X | Recorta as notas selecionadas |
CTRL+A | Seleciona todas as notas da trilha |
Tecla 0 à Tecla 9 | Seleciona uma oitava do piano |
Teclas A, S, D, F, G, H, J, K e L | Toca notas planas, dependendo da posição do piano |
Teclas W, E, T, Y, U, O e P | Toca notas em sustenido, dependendo da posição do piano |
SHIFT | Permite selecionar múltiplas notas ou grupos modo de seleção ( |
CTRL | Permite excluir múltiplas notas ou grupos no modo de seleção ( |
Lançado em 19 de November de 2003
Atualizado em 19 de Abril de 2004
Propriedade de Breno de Lima Sarmento
Home page: http://www27.brinkster.com/brels
E-mail: breno_sarmento@hotmail.com
ICQ: 78977999 ()